sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O ensino da matemática na vida das crianças

A matemática sempre foi vista como uma vilã tanto na área da educação como na sociedade em geral, porém ninguém  pode negar que a matemática faz parte da vida de todo ser humano e seria praticamente impossível vivermos sem o contato com ela. Por isso é de extrema importância que a matemática seja inserida na nossa vida desde cedo. A educação infantil tem um papel importante na aprendizagem da matemática no inicio da vida escolar, 



A matemática deve ser apresentadas aos pequenos de uma forma lúdica e divertida, por meio de brincadeiras, jogos, dinâmicas, contação de histórias, fantoches, rodas de conversas, musicas,etc..Introduzir a matemática na infância precisa acontecer por meio de proporcionar liberdade para a criança pensar por si e ter ideias é extremamente importante favorecer o intercâmbio de ideias entre os alunos para permitir que avancem na linguagem e nas formas de representação, deixando fluir seus sentimentos para uma boa aprendizagem matemática, criando a sensação de poder aprender e pensar em matemática. 
Os educadores devem ter em mente que todo o trabalho realizado com os conteúdos matemáticos não podem ser por acaso, as propostas precisam ser múltiplas, diversificadas e relacionadas com a linguagem, as expressões e a formação social e pessoal da criança. O papel do educador e direcionar e planejar situações de aprendizagem que sejam adequadas ás necessidades das crianças, assim como propor atividades relevantes, auxiliar os alunos em suas buscas e dar-lhes todo suporte possível, afim de atribuir sentido matemático as experiências do cotidiano.







A criança é um ser em formação, é preciso cuidar para que essa formação seja natural e  mais satisfatória possível em termo de possibilidades e aprendizagem. É essencial saber aonde se quer chegar para escolher os caminhos a seguir, daí a necessidade de estabelecer às razões de se trabalhar as idéias matemáticas na educação infantil, um momento que serve para alicerçar a construção dos conceitos matemáticos. A Matemática desenvolve na criança o raciocínio lógico, a sua capacidade para pensar logicamente e resolver situações-problema, estimulando sua criatividade. Sendo assim é fundamental e útil permitir o contato permanente com formas, grandezas números, medidas, contagens, e outras formas que envolvem a matemática.