quarta-feira, 10 de abril de 2013

ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR A MATEMÁTICA






ETAPA 1 – INTERVENÇÕES QUE DEVEM SER UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA O PROCESSO INICIAL DA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS

A matemática faz parte da nossa vida, pois está em tudo que nos cerca, entretanto é na escola que as crianças constroem seus conceitos de números.
  O professor por sua vez deve planejar as aulas de matemática baseada numa dinâmica significativa que seja apresentada por meio de estratégias eficazes e que promovam a construção dos conceitos matemáticos, para que isso aconteça é necessário buscar diferentes formas de transformar a teoria em prática, já que ela se faz necessário no que se refere ao processo de aprendizagem das crianças.
A matemática precisa está contextualizada apresentando situações problemas, a fim de promover a busca pela resolução, fazendo com que seja desenvolvido o raciocino lógico das crianças por meio de atividades que utilizem: O ábaco que é um importante instrumento que possibilita o manuseio das crianças. O material dourado que auxilia na aprendizagem do sistema de numeração decimal, com esse material as relações numéricas abstratas passa a ter uma imagem concreta facilitando a compreensão. Os jogos e as brincadeiras diversas podem auxiliar positivamente na aprendizagem da matemática, músicas, vídeos, entre outros.
As utilizações dessas estratégias servem para que os alunos criem hipóteses para construção dos conceitos numéricos, sobretudo para que a prática educativa fique mais prazerosa fazendo com que as crianças aprendam brincando, de modo que a aprendizagem seja garantida e a matemática se torne algo mais tranquilo para ser trabalhado pelos professores e de ser compreendido pelos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário