ETAPA
1 – INTERVENÇÕES QUE DEVEM SER UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA O PROCESSO
INICIAL DA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS
A matemática faz parte
da nossa vida, pois está em tudo que nos cerca, entretanto é na escola que as
crianças constroem seus conceitos de números.
O professor
por sua vez deve planejar as aulas de matemática baseada numa dinâmica significativa
que seja apresentada por meio de estratégias eficazes e que promovam a construção
dos conceitos matemáticos, para que isso aconteça é necessário buscar diferentes
formas de transformar a teoria em prática, já que ela se faz necessário no que
se refere ao processo de aprendizagem das crianças.
A matemática precisa
está contextualizada apresentando situações problemas, a fim de promover a
busca pela resolução, fazendo com que seja desenvolvido o raciocino lógico das
crianças por meio de atividades que utilizem: O ábaco que é um importante
instrumento que possibilita o manuseio das crianças. O material dourado que
auxilia na aprendizagem do sistema de numeração decimal, com esse material as
relações numéricas abstratas passa a ter uma imagem concreta facilitando a
compreensão. Os jogos e as brincadeiras diversas podem auxiliar positivamente
na aprendizagem da matemática, músicas, vídeos, entre outros.
As utilizações dessas
estratégias servem para que os alunos criem hipóteses para construção dos conceitos
numéricos, sobretudo para que a prática educativa fique mais prazerosa fazendo
com que as crianças aprendam brincando, de modo que a aprendizagem seja
garantida e a matemática se torne algo mais tranquilo para ser trabalhado pelos
professores e de ser compreendido pelos alunos.
REFERÊNCIAS:
http://www.somatematica.com.br/artigos/a33/ Acesso em: 08/abril/2013.
http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2009/07/matematica-para-as-series-iniciais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário