quarta-feira, 29 de maio de 2013

CÁLCULO MENTAL

ETAPA 4 - PASSO 3: A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO.


A prática do cálculo mental pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a concentração. Possibilita a memorização de um repertório básico de cálculo. O trabalho com cálculo mental em sala de aula, indica que ele ajuda a desenvolver esses tipos de habilidades. Alguns professores acreditam que o uso do cálculo mental é sinônimo de cálculo decorado.
No trabalho com o cálculo mental não basta reter uma quantidade enorme de informações é preciso colocá-la em ação diante de situações-problema, pois somente o aluno que compreendeu as regras contidas no seu repertório é que poderá ter sucesso em situações envolvendo cálculos dessa natureza.
 É necessário que antes de atingir a memorização, o processo de aquisição dessa situação passe pela construção e organização de fatos fundamentais de uma dada operação, por isso mesmo podemos denominá-la de memorização compreensiva.
Cabe ressaltar que o trabalho com o cálculo mental é um trabalho individual de desenvolvimento da memória, pois cada um possui estratégias e procedimentos diferentes que serão disponibilizados no contato com a situação–problema (LETHIELLEUX, 2001).
Os alunos conduzidos para o cálculo mental não somente calculam melhor como também reconhecem mais as operações a efetuar e cometem menos erros de cálculo.
O cálculo mental é a forma mais complexa da matemática, pois envolve agilidade na hora de resolver os problemas matemáticos. Muitas vezes, o aluno responde as contas da lousa rapidamente, usando a mente para resolve-las.
É muito importante estimular os alunos a usar a mente, do que fazer uso de uma calculadora, assim ele vai sempre ser capaz de resolver os problemas matemáticos usando o raciocínio.



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