ETAPA 4 - PASSO
3: A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO.
A prática do cálculo mental pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a concentração.
Possibilita a memorização de um repertório básico de cálculo. O trabalho com
cálculo mental em sala de aula, indica que ele ajuda a desenvolver esses tipos
de habilidades. Alguns professores acreditam que o uso do cálculo mental é
sinônimo de cálculo decorado.
No trabalho com o cálculo
mental não basta reter uma quantidade enorme de informações é preciso colocá-la
em ação diante de situações-problema, pois somente o aluno que compreendeu as
regras contidas no seu repertório é que poderá ter sucesso em situações
envolvendo cálculos dessa natureza.
É necessário que antes de atingir a
memorização, o processo de aquisição dessa situação passe pela construção e
organização de fatos fundamentais de uma dada operação, por isso mesmo podemos
denominá-la de memorização compreensiva.
Cabe ressaltar que o
trabalho com o cálculo mental é um trabalho individual de desenvolvimento da
memória, pois cada um possui estratégias e procedimentos diferentes que serão
disponibilizados no contato com a situação–problema (LETHIELLEUX, 2001).
Os alunos conduzidos para o
cálculo mental não somente calculam melhor como também reconhecem mais as
operações a efetuar e cometem menos erros de cálculo.
O cálculo mental é a forma
mais complexa da matemática, pois envolve agilidade na hora de resolver os
problemas matemáticos. Muitas vezes, o aluno responde as contas da lousa
rapidamente, usando a mente para resolve-las.
É muito importante estimular
os alunos a usar a mente, do que fazer uso de uma calculadora, assim ele vai
sempre ser capaz de resolver os problemas matemáticos usando o raciocínio.
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