domingo, 26 de maio de 2013

SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

ETAPA 3- PASSO 1:

20  SITUAÇÕES EM QUE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PODEM SER UTILIZADAS:

Existem várias maneiras de ensinar matemática, podendo utilizar estratégia do nosso cotidiano que vai facilitar a aprendizagem e tornar algo significativo na vida dos alunos. Apresentaremos algumas situações totalmente pertinentes para a construção do ensino da matemática:
1-     Trabalhar com a idade dos alunos;
2-   Calendário (Contagem dos dias, meses, anos);
3-       Receitas (Quantidades e Medidas);
4-        Preencher álbum de figurinhas preferidas (Quantidade, Soma)
5-        Descobrir o comprimento de cada um (Altura);
6-        Calcular a distância de casa até a escola;
7-    Atividades  com jogos que tenham tabuleiros (Contar Casas);
8-    Verificar a distância de um objeto para o outro (Medidas);
9-    Verificar quais roupas são das mesmas cores (Quantidade, Soma);
10-  Dividir algo com os amigos (Divisão);
11-  Utilizar  garrafas PET para atividades na sala de aula( Quantidade, Medidas);
12-  Atividades com relógio;
13-  Atividades com o endereço: números da residências, CEP, telefones;
14-  Simulação de compras no supermercado envolvendo valores;
15-  Atividade com vendas;
16-  Atividades com velocidade de carros;
17-  Atividade na feira: com pesagem dos alimentos, quantidades e valores;
18-  Pagamentos de contas;
19-  Atividade com gastos mensais: água, luz, telefone, etc...
20-  Atividade com idades;



ETAPA 3- PASSO 2: SELECIONAR DUAS SITUAÇÕES E PROPOR UMA ATIVIDADE  EM SALA DE AULA.


situações: 
Atividades com relógio
Calcular a distância de casa até a escola

Atividade o relógio divertido:

 Faixa Etária: A partir do 2º Ano do Ensino Fundamental
As crianças aprenderão que o relógio é um importante instrumento que mede o tempo assim serão capazes de se localizar no tempo e no espaço.
Para isso é necessário que o professor já tenha apresentado os números, noção de contagem, representação numérica e calculo mental simples de pequenas quantidades.
 Para motivar ainda mais as crianças construa um relógio junto com a turma.  Proponha uma brincadeira que envolva tempo para que elas entendam a utilidade do relógio e juntamente com as crianças conte os minutos do brincadeira em um relógio verdadeiro. 
Material:
Relógios construídos pelos alunos esse relógio pode ser feito em uma simples cartolina ou mais elaborado em E.V.A. ou isopor o importante é que seja colorido e com uma imagem animada e divertida para chamar a atenção das crianças.
Desenvolvimento:
Divida a turma em grupos, um grupo recebe a tarefa de realizar uma brincadeira em cinco minutos como, montar um quebra cabeças e o outro marca o tempo de realização da atividade, depois inverte-se o papel de cada grupo, é importante que todos realizem ambas as tarefas para que entendam a dinâmica da atividade, o professor deve explicar a importância do relógio em nossas vidas, qual a sua finalidade e porque devemos aprender a visualizar a hora de maneira correta.
O professor mostra o relógio real e ajuda as crianças a fazerem a leitura da hora, solicita que descrevam a posição dos ponteiros e marquem nos relógios construídos por eles. Com essa atividade as crianças começam a construir uma noção do relógio como uma ferramenta de medida de tempo.



ETAPA 3 - PASSO 3: REGISTRO DA ATIVIDADE APLICADA




ETAPA 3 - PASSO 4: OS RESULTADOS OBTIDOS NA ATIVIDADE
A atividade do relógio divertido foi apresentado a uma criança de 7anos e  8 meses, a criança apresentou interesse em confeccionar o relógio, participou de forma ativa da atividade, no início ela teve um pouco de dificuldade em entender o processo que envolve os minutos e a hora, mas com o decorrer da atividade ela mesma manuseando o relógio de EVA teve um médio entendimento sobre como funciona o processo do relógio. A criança conseguiu registrar a atividade por meio de algumas intervenções.









Nenhum comentário:

Postar um comentário