ETAPA 3- PASSO 1:
20 SITUAÇÕES EM QUE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PODEM SER UTILIZADAS:
20 SITUAÇÕES EM QUE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PODEM SER UTILIZADAS:
Existem várias maneiras de ensinar
matemática, podendo utilizar estratégia do nosso cotidiano que vai facilitar a
aprendizagem e tornar algo significativo na vida dos alunos. Apresentaremos algumas
situações totalmente pertinentes para a construção do ensino da matemática:
1- Trabalhar com a idade dos alunos;
2- Calendário (Contagem dos dias, meses, anos);
3- Receitas
(Quantidades e Medidas);
4- Preencher álbum de figurinhas preferidas (Quantidade,
Soma)
5- Descobrir o comprimento de cada um (Altura);
6- Calcular a distância de casa até a escola;
7- Atividades com jogos
que tenham tabuleiros (Contar Casas);
8- Verificar a distância de
um objeto para o outro (Medidas);
9- Verificar quais roupas são das mesmas cores (Quantidade,
Soma);
10- Dividir algo com os amigos (Divisão);
11- Utilizar garrafas PET
para atividades na sala de aula( Quantidade, Medidas);
12- Atividades com relógio;
13- Atividades com o
endereço: números da residências, CEP, telefones;
14- Simulação de compras no
supermercado envolvendo valores;
15- Atividade com vendas;
16- Atividades com
velocidade de carros;
17- Atividade na feira: com
pesagem dos alimentos, quantidades e valores;
18- Pagamentos de contas;
19- Atividade com gastos
mensais: água, luz, telefone, etc...
20- Atividade com idades;
ETAPA 3- PASSO 2: SELECIONAR DUAS SITUAÇÕES E PROPOR UMA ATIVIDADE EM SALA DE AULA.
situações:
Atividades com relógio
Calcular a distância de casa até a escola
Atividade o relógio divertido:
Faixa Etária: A partir do 2º Ano do
Ensino Fundamental
As crianças aprenderão que o relógio é um importante instrumento que mede o tempo assim serão capazes de se localizar no tempo e no espaço.
Para isso é necessário que o professor já tenha apresentado os números, noção de contagem, representação numérica e calculo mental simples de pequenas quantidades.
Para motivar ainda mais as crianças construa um relógio junto com a turma. Proponha uma brincadeira que envolva tempo para que elas entendam a utilidade do relógio e juntamente com as crianças conte os minutos do brincadeira em um relógio verdadeiro.
As crianças aprenderão que o relógio é um importante instrumento que mede o tempo assim serão capazes de se localizar no tempo e no espaço.
Para isso é necessário que o professor já tenha apresentado os números, noção de contagem, representação numérica e calculo mental simples de pequenas quantidades.
Para motivar ainda mais as crianças construa um relógio junto com a turma. Proponha uma brincadeira que envolva tempo para que elas entendam a utilidade do relógio e juntamente com as crianças conte os minutos do brincadeira em um relógio verdadeiro.
Material:
Relógios construídos pelos alunos esse
relógio pode ser feito em uma simples cartolina ou mais elaborado em E.V.A. ou
isopor o importante é que seja colorido e com uma imagem animada e divertida para
chamar a atenção das crianças.
Desenvolvimento:
Divida a turma em
grupos, um grupo recebe a tarefa de realizar uma brincadeira em cinco minutos
como, montar um quebra cabeças e o outro marca o tempo de realização da
atividade, depois inverte-se o papel de cada grupo, é importante que todos
realizem ambas as tarefas para que entendam a dinâmica da atividade, o
professor deve explicar a importância do relógio em nossas vidas, qual a sua
finalidade e porque devemos aprender a visualizar a hora de maneira correta.
O professor mostra o
relógio real e ajuda as crianças a fazerem a leitura da hora, solicita que
descrevam a posição dos ponteiros e marquem nos relógios construídos por eles.
Com essa atividade as crianças começam a construir uma noção do relógio como
uma ferramenta de medida de tempo.
ETAPA
3 - PASSO 3: REGISTRO DA ATIVIDADE APLICADA
ETAPA 3 - PASSO 4: OS RESULTADOS OBTIDOS NA ATIVIDADE
ETAPA 3 - PASSO 4: OS RESULTADOS OBTIDOS NA ATIVIDADE
A atividade do relógio
divertido foi apresentado a uma criança de 7anos e 8 meses, a criança apresentou interesse em
confeccionar o relógio, participou de forma ativa da atividade, no início ela
teve um pouco de dificuldade em entender o processo que envolve os minutos e a
hora, mas com o decorrer da atividade ela mesma manuseando o relógio de EVA
teve um médio entendimento sobre como funciona o processo do relógio. A criança
conseguiu registrar a atividade por meio de algumas intervenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário