quarta-feira, 29 de maio de 2013

DIFERENTES FORMAS DE REGISTRAR OS CÁLCULOS E TÉCNICAS OPERATÓRIAS


ETAPA 4 - PASSO 2: DIFERENTES FORMAS DE REGISTRAR OS CÁLCULOS E TÉCNICAS OPERATÓRIAS.
A matemática é uma disciplina que está diretamente ligada ao nosso cotidiano em várias situações do dia-a-dia a utilizamos, ela faz parte da vida do ser humano.  Para que o aprendizado da matemática no ambiente escolar se torne algo prazeroso e desperte o interesse e a compreensão dos alunos é de extrema importância utilizar técnicas adequadas.
De acordo com o matemático Issac Asimov a aprendizagem da matemática pode-se começar de uma forma mais simples, é possível utilizar os próprios dedos para a realização da contagem, é um recurso simples que serve positivamente para que o aluno tenha um maior compreensão sobre quantidade, ao avançar essa etapa ele sugere a utilização do ábaco, que é um excelente auxiliador para chegar ao sistema decimal.  
Segundo Kamii é fundamental estimular as crianças a compreender a função dos números, sendo assim os jogos são excelentes aliados para a aprendizagem da matemática, os jogos desenvolvem o raciocínio lógico dos alunos. Os jogos promovem o calculo mental que é um exercício para o cérebro, quanto mais os alunos utilizam, maior será a compreensão da matemática e das resoluções de problemas no geral. O professor deve ensinar o aluno a pensar e a ter autonomia em sua construção na estrutura mental dos números e em todas as situações problemas.
Propor um ensino lúdico e participativo promove a estimulação do raciocínio das crianças é possível fazer com que elas visualizem as questões, tornando-as mais notáveis e compreensíveis. As técnicas criativas fazem toda a diferença para aprendizagem, pois  através da criatividade o professor consegue atrair a atenção das crianças e construir conhecimentos necessários e significativos em relação a matemática..
                                                                

Referências: KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus, 2000.
                                   





Nenhum comentário:

Postar um comentário