ETAPA
4 - PASSO 2: DIFERENTES FORMAS DE REGISTRAR OS CÁLCULOS E TÉCNICAS OPERATÓRIAS.
A
matemática é uma disciplina que está diretamente ligada ao nosso cotidiano em
várias situações do dia-a-dia a utilizamos, ela faz parte da vida do ser
humano. Para que o aprendizado da
matemática no ambiente escolar se torne algo prazeroso e desperte o interesse e
a compreensão dos alunos é de extrema importância utilizar técnicas adequadas.
De
acordo com o matemático Issac Asimov a aprendizagem da matemática pode-se
começar de uma forma mais simples, é possível utilizar os próprios dedos para a
realização da contagem, é um recurso simples que serve positivamente para que o
aluno tenha um maior compreensão sobre quantidade, ao avançar essa etapa ele
sugere a utilização do ábaco, que é um excelente auxiliador para chegar
ao sistema decimal.
Segundo
Kamii é fundamental estimular as crianças a compreender a função dos números,
sendo assim os jogos são excelentes aliados para a aprendizagem da matemática,
os jogos desenvolvem o raciocínio lógico dos alunos. Os jogos promovem o calculo
mental que é um exercício para o cérebro, quanto mais os alunos utilizam, maior
será a compreensão da matemática e das resoluções de problemas no geral. O
professor deve ensinar o aluno a pensar e a ter autonomia em sua construção na
estrutura mental dos números e em todas as situações problemas.
Propor
um ensino lúdico e participativo promove a estimulação do raciocínio das
crianças é possível fazer com que elas visualizem as questões, tornando-as mais
notáveis e compreensíveis. As técnicas criativas fazem toda a diferença para
aprendizagem, pois através da
criatividade o professor consegue atrair a atenção das crianças e construir
conhecimentos necessários e significativos em relação a matemática..
Referências:
KAMII, Constance. A
criança e o número. Campinas: Editora Papirus, 2000.
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